top of page

Quais indicadores-chave financeiros minha empresa deve acompanhar?

  • Foto do escritor: Heitor Honorio
    Heitor Honorio
  • 4 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar. de 2024

As constantes e rápidas mudanças que caracterizam o mundo moderno tornam o ambiente de negócios mais complexo e exigem que o empreendedor tome decisões difíceis com frequência. Escolher o que fazer para melhorar o desempenho da sua empresa não é uma tarefa fácil. Também não são decisões a serem tomadas com base em palpites, mas sim fundamentadas na análise de dados. Mensurar o desempenho da sua empresa em diferentes áreas, através dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs, sigla em inglês), é parte fundamental da gestão estratégica.

 

Os KPIs financeiros, analisados de maneira adequada, permitem a compreensão de aspectos operacionais e gerenciais da empresa, além de servirem como base para decisões estratégicas. Esses indicadores informam, separadamente, sobre a performance de vendas, do setor operativo, do setor financeiro, de investimentos e do setor tributário.

 

ree

Um exemplo prático do uso de KPIs se encontra nas Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE) mensais. Os indicadores financeiros incluídos nas DRE permitem mensurar e analisar:


(i) o faturamento, que é a soma das suas receitas no período;

(ii) as despesas e os custos operacionais, referentes aos gastos fixos e variáveis no período;

(iii) o LAJIDA (ou EBITDA), que é a receita do período descontada dos gastos operacionais;

(iv) o resultado financeiro, referente às receitas e despesas de caixa e/ou de empréstimos; e

(v) o lucro líquido, que desconta o LAJIDA dos resultados financeiros, levando em conta também depreciações sobre os bens da empresa e tributos.


Além dos indicadores elencados acima, existem outros indicadores importantes. Estes podem ajudar a entender a dinâmica de empréstimos e financiamentos de uma empresa (como o ICSD), a geração de caixa (como o FCFE), liquidez (como o Capital de Giro) e o retorno em relação aos mais diversos parâmetros (como ROE e ROI).

 

Os indicadores, KPIs, devem ser cuidadosamente escolhidos para garantir que a análise abranja todos os aspectos indispensáveis para uma tomada de decisão assertiva. Vale lembrar que nem sempre um indicador que venha ruim em um mês significa que o seu produto ou serviço precisa de ajustes. Boas decisões precisam ser baseadas em dados e em uma análise de contexto para, assim, obter um diagnóstico de valor.


Aqui na Uúba oferecemos o serviço de análise de dados no produto de avaliação financeira e a análise contextual no serviço de mapeamento econômico.

 

Quer saber mais?


 
 
bottom of page